Buscar
  • Jornalista Gabriela Freitas

Curiosidades: Você conhece Mato Grosso?





O Brasil é responsável por uma diversidade de regiões e particularidades surpreendentes. Em Mato Grosso não é diferente! O estado é conhecido como o celeiro do país, por ser o maior produtor de soja, milho, algodão e rebanho de bovinos. Aliás, a GALU AGROPECUÁRIA se enquadra nesses números por ter três fazendas de produção pecuária, nas cidades de Dom Aquino, Jangada e Juscimeira.


A participação da região garante 1,8% no Produto Interno Bruto Nacional, de acordo com dados de 2014 do IBGE. Ainda conforme o Instituto de Geografia e Estatística (2016), Mato Grosso tem seis municípios que estão entre os 50 maiores PIB per capita.


A história

O que hoje conhecemos como Mato Grosso já foi território espanhol. Portugueses e espanhóis foram atraídos à região graças aos rumores de que havia muita riqueza naquelas terras ainda não exploradas devidamente. Também se instalaram jesuítas espanhóis que construíram missões entre os rios Paraná e Paraguai.


Mato Grosso foi governado por 28 presidentes nomeados pelo Imperador, até à Proclamação de República, ocorrida em 15 de novembro de 1889. Durante o Segundo Império (governo de Dom Pedro II), o fato mais importante que ocorreu foi a Guerra da Tríplice Aliança, movida pela República do Paraguai contra o Brasil, Argentina e Uruguai.

A origem do nome

As Minas de Mato Grosso, descobertas e batizadas ainda em 1734 pelos irmãos Paes de Barros, impressionados com a exuberância das 7 léguas de mato espesso deu-se a nomeação, dois séculos depois, mantendo ainda a denominação original, se transformaram no continental Estado de Mato Grosso. O nome colonial perdura até nossos dias.

Mato Grosso somente passou a ser definitivamente território brasileiro depois que os conflitos por fronteira com os espanhóis deixaram de acontecer, em 1802. Com a independência do Brasil em 1822, passou a ser a Província de Mato Grosso, e com a República em 1899, a denominação passou a Estado de Mato Grosso.


A partir do início do século XIX, a extração de ouro diminui bastante, dessa maneira, a economia começa um período de decadência e a população daquele estado para de crescer. Porém, a economia do estado começa a melhorar com a implantação de estradas de ferro e telégrafos, época em que começam a chegar seringueiros, pessoas que cultivaram erva-mate e criadores de gado. Em 1977, Mato Grosso é desmembrado em dois estados: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Informações retiradas: http://www.mt.gov.br/historia

https://www.infoescola.com/mato-grosso/economia-do-mato-grosso/

http://www.mt.gov.br/-/12510411-mato-grosso-tem-seis-municipios-entre-os-50-maiores-do-pais