Buscar
  • Jornalista Gabriela Freitas

Cursar agronomia e suas oportunidades: Quais as áreas de atuação?




No Brasil, o amor pelo universo agro costuma ser passado por gerações. Aliás, no país cerca de 50% das produções são realizadas por negócios familiares. A GALU AGROPECUÁRIA traz em sua essência a tradição pecuária. Por isso, a empresa é gerenciada pela família.


A Agronomia é uma das áreas de atuação brasileira mais valorizada. Afinal, o mercado de trabalho oferece boas oportunidades e chances reais de crescimento. Além disso, a área é bastante ampla, e os interessados podem atuar em diferentes frentes. Confira!

Administração Rural: ramo voltado para a atuação com a gestão de unidades produtivas. Envolve o planejamento, a criação de estratégias, o controle de custos e todas as atividades relacionadas à área de Administração.


Engenharia Agronômica: o profissional que segue carreira como engenheiro agrônomo trabalha com o desenvolvimento, o aprimoramento, a adaptação e a validação de tecnologias, visando a melhoria de atividades relacionadas à agropecuária.


Zootecnia: o zootecnista atua com a produção de alimentos para animais, a gestão de empresas voltadas para a alimentação animal, a fiscalização de alimentos utilizados para a nutrição animal, e realiza outras atividades relacionadas.


Silvicultura: área voltada para a promoção do cuidado das matas, a recuperação de áreas devastadas, o desenvolvimento de estratégias de reflorestamento e o cuidado com o plantio e manejo. A principal função do profissional do ramo de Silvicultura é preservar biomas e promover o aproveitamento sustentável de florestas.


· Pesquisa: essa atuação não deve ficar de fora da lista. Ela também está em pleno crescimento, em especial graças à necessidade de desenvolvimento e descoberta de novos produtos e meios de melhorar ainda mais a produção animal e vegetal.