Buscar
  • Jornalista Gabriela Freitas

Saiba mais sobre Juscimeira: cidade onde a GALU AGROPECUÁRIA está localizada





Céu azul, estrada vermelha, ambiente rural, plantações, agronegócio, entre outras características que marcam Juscimeira, cidade localizada em Mato Grosso. Há 15 anos, a GALU AGROPECUÁRIA escolheu a região para sediar a produção pecuária da empresa, que tem como foco tradição e excelência.


Apesar dos bons ares que a localidade traz para o agronegócio brasileiro e a GALU ter sucesso em sua proposta, a história do município ganha vários lados e detalhes. Conheça!


Como surgiu Juscimeira?

A fertilidade do solo acabou por atrair gente à região. Aliás, a primeira denominação da localidade foi Garimpos, bem antes de ser efetivamente colonizada. Em 1953 João Matheus Barbosa sobrevoou esta região do Vale do Rio São Lourenço, gostou do que viu, comprou terra e no ano seguinte instalou-se às margens do Rio Areias, juntamente com seus familiares. Mineiro de Diamantina, terra do ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira. João Matheus deu o nome de Juscelândia ao incipiente povoado em homenagem ao seu patrício.


Já em 20 de maio de 1957, à distância de 1 km da divisa das terras de João Matheus Barbosa, estabeleceu-se o sr. José Cândido de Lima. O procedimento de José Cândido foi idêntico ao de João Matheus, derrubou a mata, dividiu-a em lotes e entregou aos parentes e famílias de conhecidos que vieram com ele. O povoado iniciado por José Cândido recebeu o nome de Limeira, uma auto-homenagem.


Em 1964, a prefeitura de Poxoréo, a quem a área estava jurisdicionada, alterou a denominação de Garimpos para Juscelândia. O fato criou um mal estar, pois os dois povoados, Juscelândia e Limeira, formavam na verdade, um único núcleo urbano. Daí vem a nomenclatura Juscimeira.


Em 1970, os padres João e Mário Hering, edificaram a igreja de São Bom Jesus de Juscimeira, na divisa dos dois povoados, contribuindo para a solução do distanciamento dos dois núcleos populacionais. A solução deu-se em 1968, quando o vereador Jurandir Pereira da Silva, apresentou proposta do novo nome, Juscimeira, que foi rejeitado por Ato Complementar Federal. Mas o povo insistiu e a Lei nº 3.761, de 29 de junho de 1976, alterou a denominação para Juscimeira, com aprovação da comunidade. Além disso, o município foi criado pela Lei nº 4.148, de 11 de dezembro de 1979. (Fonte: http://www.seplan.mt.gov.br/).